“A vida pede equilíbrio” é tema do Janeiro Branco 2023

Em 2023, o movimento Janeiro Branco completa 10 edições de conscientização sobre saúde mental. A iniciativa, criada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, convida cada um de nós, indivíduos e sociedade, a refletir sobre a importância de falarmos sobre o tema e propor soluções.

“Muitos sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, podem ser prevenidos ou melhor conduzidos se as pessoas aprenderem estratégias verdadeiramente simples para cuidar da saúde mental”, explica Abrahão.

Quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS). Você sabia, por exemplo, que o Brasil é o país mais ansioso do planeta? Segundo a OMS, 18,6 milhões de brasileiros sofrem com o problema – situação agravada, ainda, pela pandemia de Covid-19.

“As pessoas se acostumaram com o distanciamento social, as chamadas de vídeo e as reuniões online, deixando de lado a presença física. Esse comportamento intensificou a introspecção, gerou intolerância e promoveu a solitude. Estamos cada vez mais acostumados a estarmos sós”, diz a psicóloga da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Luana Nogueira Ferrari.

“Os especialistas já consideram que estamos vivenciando uma nova pandemia na área da saúde mental”, alerta. “A correria do dia a dia, entre equilibrar a vida pessoal e profissional e as rotinas diárias, traz a perda desse equilíbrio e, consequentemente, a diminuição da qualidade de vida, o que pode gerar adoecimento e afastamento”, explica Ferrari.

A OMS avalia que as pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. Ou seja: é preciso falar sobre o assunto, buscar a ajuda de especialistas e se livrar do tabu.

Acompanhando a iniciativa, diversas instituições promovem ações especiais sobre o Janeiro Branco. O Einstein, por exemplo, lançou neste mês o projeto digital “Atlas Mental”, elaborado com o apoio de especialistas das áreas de psiquiatria e psicologia do hospital.

Qualquer pessoa pode acessar o conteúdo online, em www.einstein.br/atlasmental. São vídeos e dicas que vão desde a importância da socialização e dos relacionamentos para a saúde mental, estratégias para controlar crises de ansiedade, o impacto da hiperconectividade e o excesso de informações.

Matérias
relacionadas