Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Santa Casa da Bahia investe no engajamento dos colaboradores

O Hospital Santa Izabel (HSI) está encarando o clima organizacional de maneira estratégica para melhorar os resultados. Compreender a percepção dos colaboradores sobre o que tem contribuído ou prejudicado o engajamento das pessoas é um dos pontos chaves dessa ação, que ganhou novo impulso com a realização de uma pesquisa desenvolvida com a participação facultativa e sem identificação de 273 colaboradores do Hospital Santa Izabel.

Os resultados dessa pesquisa, realizada de forma conjunta coma a Anahp – Associação nacional de Hospitais Privados e o Hay Group, foram apresentados de forma destacada pelo superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia, Eduardo Queiroz, durante a realização da Feira Hospitalar, considerada um dos maiores eventos de saúde das Américas.  

A pesquisa, que também contribuiu para identificar práticas de gestão de clima organizacional, apresentou questões de engajamento que, por exemplo, mostraram que 83% dos colaboradores sentem orgulho de trabalhar no HSI e 74% recomendaria este hospital a familiares e amigos como um dos melhores lugares para se trabalhar.

Já nas questões, consideradas de suporte, 74% dos colaboradores disseram que o cargo que ocupa permite que eles façam bom uso das qualificações e habilidades e 71% afirmaram que o cargo dá oportunidade de realizar um trabalho desafiador e interessante.

Para alavancar o ambiente organizacional no ambiente hospitalar, o superintendente de Saúde da Santa Casa da Bahia afirma que existem desafios a serem trabalhados como a cooperação e sinergia, justiça e reconhecimento e o papel de liderança.

Segundo ele, a pesquisa, que foi realizada com outras instituições que integram a ANAHP, mostrou que os hospitais privados têm destaques positivos que elevam a efetividade dos seus colaboradores. “O desafio é se aproximar cada vez mais dos resultados do mercado”, acrescenta Valdélia Pedrosa, gerente de Gestão de Pessoas da Santa Casa.

Capacitação – No início de 2014, a Santa Casa aderiu ao Programa Parceiros para a Excelência – PAEX/FDC. O projeto que atende a mais de 500 empresas é baseado em três pilares fundamentais – implementação do modelo de gestão, capacitação gerencial e intercâmbio de conhecimentos e práticas. Entre as ações estão o diagnóstico organizacional, revisão da estratégia e adesão a novo método de acompanhamento de resultados. Essa nova metodologia permitiu aos líderes das áreas táticas e operacionais participarem de forma mais efetiva do desenvolvimento e melhoria empresarial.

A gerente de Gestão de Pessoas diz ainda que na Santa Casa os novos colaboradores participam de um Programa de Integração Institucional e da Caravana, que promovem o conhecimento da instituição, sua missão, visão, valores, unidades, código de conduta, estrutura de apoio ao trabalho, entre outras informações importantes ao processo de trabalho na organização.

Ela afirma ainda que a instituição investe em ações contínuas de desenvolvimento educacional, realiza promoções internas como prioridade para reposição de vagas, além de atividades de planejamento e acompanhamento da gestão, dentre outras.

Fonte: Hospital Santa Izabel – 11.06.2015

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