Uma iniciativa pioneira da Anahp na jornada da entrega de valor para o paciente
Na maioria dos países, os custos da assistência à saúde estão crescendo acima do Produto Interno Bruto (PIB) – uma situação insustentável a longo prazo para qualquer sociedade, independente do modelo de cobertura adotado. No Brasil, o gasto total anual com saúde está em torno de 9% do PIB, sendo que uma das questões fundamentais que se apresentam é sobre a qualidade deste gasto.
O conceito de saúde baseada em valor (value based healthcare – VBHC) implica em avaliar a relação entre a quantidade de recursos utilizados e os resultados dos benefícios clínicos obtidos, para uma determinada população, em um determinado intervalo de tempo. O objetivo fundamental da prática desse conceito, em última análise, é o de gerar o maior valor, isto é, obter os melhores resultados clínicos possíveis, sob a ótica do paciente e/ou usuário do sistema de saúde, usando a menor quantidade de recursos necessários para se alcançar o melhor resultado clínico. Ou seja, a melhor relação possível entre desfechos clínicos e despesas. E isso pode ser interpretado também como melhoria na qualidade do cuidado.
O International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM – www.ichom.org – Consórcio Internacional de Mensuração de Desfechos) tem em sua missão promover a saúde baseada na entrega de valor para os pacientes, ao disponibilizar uma metodologia de mensuração padronizada dos desfechos clínicos, desenvolvendo e disponibilizando gratuitamente os standard sets (conjuntos-padrão) para cada patologia/condição de saúde definida.
Nesse contexto, em 2017, oito hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) se associaram, de forma voluntária, para uma iniciativa pioneira no Brasil: a implementação simultânea da medição padronizada de desfechos clínicos. O primeiro standard set implementado foi o de insuficiência cardíaca (IC), e o principal objetivo do grupo, além do aprendizado, foi a troca de experiências e benchmarking entre as instituições participantes, a fim de melhorar a entrega de valor aos pacientes.
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