Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

IV Jornada da Segurança do Paciente da RSDP foi prestigiada por participantes de todo o Brasil

A Rede de Saúde da Divina Providência promoveu a IV Jornada da Segurança do Paciente, na quarta-feira (27), no Hospital Divina. O evento híbrido foi sucesso de público com mais de 400 inscritos de todo o Brasil. Presencialmente, cerca de 100 pessoas acompanharam atentas às atividades propostas. O vídeo do evento por ser acessado neste link.

Segundo a enfermeira da Qualidade e Segurança da RSDP, Bruna Galdino, a Jornada já é uma tradição na Rede e compartilhar esses saberes com outros profissionais é uma satisfação. “Tivemos pessoas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal e, claro, do interior do RS”, comemora.

Durante o intervalo das palestras, os mascotes “Senhor Banana” – de prevenção de quedas – e “Senhor Papagaio” – comunicação, fizeram participações especiais, descontraindo o público presente. Também foram arrecadados, junto aos participantes do evento, alimentos não-perecíveis para as obras sociais da RSDP 

“Convidamos a quem tiver interesse, que assista ao evento publicado, com acesso pelo link. Foi muito bacana e enriquecedor. Certamente, contribuirá para aprimorar a segurança dos pacientes em vários hospitais”, convida Bruna.

No evento, foram tratados os seguintes temas:

– Gestão de Mudanças e Qualidade: Preparando Caminhos para o Futuro – Alex Pereira (Coordenador da Gestão da Qualidade e Segurança na RSDP)

– Barreiras de Segurança em Análises Clínicas: Identificação e Implementação para Prevenir Erros de Diagnóstico -Juliana Barin (Coordenadora das áreas técnicas – laboratórios – da Unimed Porto Alegre) e Cibele Magagnin (Líder de laboratório na unidade do Laboratório Unimed do HD)

– O papel do radiologista como barreira de segurança na prevenção de erros

de diagnósticos Guilherme Pucci Stangeler (Professor de Radiologia da UNIVATES)

– Erros diagnósticos em Sepse: Desafios, causas e estratégias de prevenção – Guilherme Domingues (Médico Infectologista do SCIH dos Hospitais do Vale do Taquari)

– Inovação em Saúde: Impacto na Segurança do Paciente – Histórico, Casos Práticos, e Ferramentas do Presente e Futuro – Olimar Borges (Engenheiro de Dados na NoHarm.ai)

– Palestra magna – O futuro da acreditação: tecnologias, desafios, e a evolução dos profissionais – Alexia Costa (Diretora Técnico-Científica do Grupo IBES)

– Mesa Redonda: Liderança como Propulsora da Segurança do Paciente e Qualidade, Um Olhar Multidisciplinar nas Instituições de Saúde – Bruno Santos (Supervisor da Atenção Primária à Saúde da RSDP), Rodrigo Saldanha (Supervisor do Serviço de Farmácia do HI), Danieli Hergessel (Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do HSJ) e Maurício Menna Barreto (Diretor Técnico do HD). Mediador: Alex Pereira (Coordenador da Gestão da Qualidade e Segurança na RSDP)

– A Importância do Plano Terapêutico para uma Jornada de Internação Segura em Pacientes Neonatais – Cristina Medina de Melo (Coordenadora do Centro Materno Infantil do HD)

– O Impacto dos Erros de Diagnóstico nos Cuidados Intensivos para Adultos – Ana Carolina Peçanha (Responsável Técnica pela Unidade de Terapia Intensiva do HI)

Fonte: Hospital Divina

Compartilhe

Você também pode gostar: