Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Incontinência urinária é tema de Simpósio

Os avanços do diagnóstico, tratamento medicamentoso, fisioterápico ou cirúrgico serão debatidos durante o II Simpósio Internacional de Incontinência Urinária, que acontecerá nos dias 09 e 10 de outubro, em São Paulo. Promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP-HSL), o evento é voltado para urologistas, ginecologistas, pediatras, nefrologistas pediátricos, fisioterapeutas e enfermeiros.

“Existem avanços significativos na área. Por isso, temos a necessidade de atualização dos profissionais ligados ao tema. A incontinência urinária atinge 10% da população brasileira, entre adultos e crianças, e boa parte desconhece os tratamentos que permitem sanar ou controlar o problema, para ter de volta a qualidade de vida”, explica o Prof. Dr. Flavio Trigo Rocha, coordenador do Centro de Incontinência Urinária do Hospital Sírio-Libanês.

Entre os temas que serão discutidos no II Simpósio Internacional de Incontinência Urinária está o uso de toxina botulínica no tratamento da Síndrome da Bexiga Hiperativa, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Com a aplicação da substância, uma vez ao ano, o paciente consegue ter mais controle do seu sistema urinário. Na maioria das vezes, o procedimento substitui o uso de medicamentos.

“Iremos falar sobre o que está atualmente disponível no país, mas também de novas descobertas científicas. Neste ano, teremos a presença do urologista norte-americano Israel Franco, integrante da Associação Americana de Urologia e professor do New York Medical College”, ressalta Trigo.

Outro tratamento já aprovado pela ANVISA é a implantação de um marca-passo, que emite pulsos elétricos estimulando o nervo que controla a bexiga. Desta forma, pode-se modular a contratilidade do órgão em caso de hiperatividade ou dificuldade de eliminação da urina.

Distúrbio afeta qualidade de vida

Estudos apontam que doenças no sistema urinário são uma das que mais afetam a qualidade de vida das pessoas, perdendo apenas para a depressão. Por isso o diagnóstico e tratamento são fundamentais para quem sofre do distúrbio. “Uma pessoa com incontinência urinária, por exemplo, se distancia do convívio social”, explica Trigo.

No Brasil, estima-se que o distúrbio atinja 20 milhões de pessoas entre adultos e crianças. A incidência costuma aumentar com a idade, principalmente entre as mulheres. Acima dos 50 anos, até 20% delas enfrentam problemas como dificuldade de esvaziar a bexiga, incontinência urinária, síndrome da bexiga hiperativa ou enurese noturna. Estes quadros também são agravados no caso de grupos específicos, como neuropatas, diabéticos ou pacientes oncológicos.

Centros de tratamentos

O Hospital Sírio-Libanês possui um Centro de Incontinência Urinária focado no atendimento global do paciente. O serviço integra fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos a uma equipe de médicos especialistas no atendimento ao paciente com problemas urinários.

Esses tratamentos também são oferecidos para pacientes da rede pública de saúde. No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, por meio de uma parceria do Município de São Paulo com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês, crianças e adolescentes com incontinência urinária são atendidos diariamente.

Entre os serviços oferecidos está a Clínica de Enurese e o tratamento para distúrbios da eliminação. Trata-se do primeiro centro multidisciplinar público para o diagnóstico e tratamento de doenças que acarretam a perda involuntária do “xixi” em crianças com mais de seis anos. Com uma equipe multidisciplinar formada por pediatras, urologistas, nefrologistas, gastroenterologistas, neurologistas, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos, a Clínica busca atuar na prevenção e trato deste distúrbio comum na população infantil.

Serviço:

Evento: II Simpósio Internacional de Incontinência Urinária
Data: 09 e 10 de outubro
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/cursos-e-congressos/Paginas/Curso.aspx?atividade=962&pnv=0

Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 22.09.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: