Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Hackathon do Dona Helena mobilizaequipes na busca de soluções criativas para demandas de atendimento e experiência do paciente

Uma maratona de aprendizado em busca de soluções inovadoras para aperfeiçoar o atendimento e a experiência do paciente. Foi o 1º Hackathon do Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), que mobilizou times de diversas áreas, em uma programação de palestras e atividades de integração. Entre outros temas, especialistas falaram sobre inovação na prática, análise de problemas (da definição à validação), design de empatia e técnicas de pitch (apresentações breves). 

O evento, que durou 28 horas, envolveu profissionais de saúde, engenheiros e gestores. O ambiente colaborativo e dinâmico, de co-criação, com equipes orientadas por mentores convidados, foi uma das marcas do encontro, um passo importante para o aprimoramento de processos e serviços. “O Hackathon reflete o compromisso do hospital com a busca contínua da excelência e consolida a instituição como centro de inovação no cuidado com a saúde. Foi uma oportunidade para acelerar projetos e repensar práticas”, resume Chander Turcatti, gerente do InovaDona. 

Seis equipes multidisciplinares, compostas por profissionais de áreas administrativas, clínicas e operacionais, desenharam projetos focados em melhorar a jornada do paciente, otimizar o atendimento e criar novas abordagens para a gestão hospitalar. Todos os projetos apresentados visavam impactar diretamente o cuidado, oferecendo caminhos para aprimorar a qualidade dos serviços prestados, em propostas completas e eficazes. Para Turcatti, não foi apenas uma competição, mas sim um espaço de troca de conhecimentos e desenvolvimento de soluções colaborativas. 

Algumas das ideias mais promissoras já estão sendo avaliadas para implantação, seja por meio de pilotos internos ou em parceria com outras instituições, por meio do convênio estabelecido pelo InovaDona com as entidades representativas do setor em Santa Catarina. Os participantes saíram do encontro entusiasmados. “Foi uma experiência incrível, uma oportunidade de reunir ideias de cada um, com apoio dos gestores, para ajudar a melhorar o atendimento”, observa Danrley Machado, atendente de Laboratório.

Fonte: Hospital Dona Helena

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