O Tempo, grupo de Terapia Multiprofissional ao Paciente Oncológico do Hospital Pilar, acaba de completar dois meses de existência e coloca sorrisos no rosto dos participantes e da equipe do hospital.
Nascido em junho, o grupo formado por profissionais das áreas de enfermagem – Francisley Leal Félix, Kátia Trevisan do Rosário, Claudicea Betim dos Santos, farmácia – Vivian Ferreira, fisioterapia – Sanny Costin, Karolyne Trindade, serviço social – Gisele Cruzzolini, e nutrição – Regiani Pitol, tem a missão de tirar os pacientes em tratamento de câncer da rotina, colocando corpo e mente para trabalhar todas as quintas-feiras de manhã.
A descoberta e o tratamento do câncer costumam ter momentos muito complexos não só do ponto de vista da saúde, mas também do psicológico, social e financeiro para pacientes e familiares. Por isso, o intuito principal do grupo é estimular a capacidade do indivíduo em lidar com problemas e superar obstáculos usando as mais diferentes ferramentas.
O Tempo acolhe os pacientes, promove um momento de descontração em que eles saem dos leitos e interagem com o grupo, permitindo a troca de experiências, sensações e apoio mútuo. A equipe multidisciplinar entra como mediadora destas ações e participa como educadora em rotinas que devem passar a fazer parte do dia a dia destas pessoas, como lavagem das mãos e segurança do paciente. Além disso, realiza fisioterapia em grupo, dinâmicas, atividades de pintura e escuta ativa para mudar a rotina e aliviar o estresse da doença.
“O mais gratificante de tudo é o retorno dos pacientes, que demonstram satisfação com as atividades realizadas. Tanto que quem conhece o grupo mostra claramente a vontade de participar novamente”, conta a enfermeira Francisley Leal Félix.
Fonte: Hospital Pilar – 01.09.2015