Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

“Glicemia do Paciente Internado” foi tema de evento do Hospital Pilar

Nos pacientes hospitalizados, o diagnóstico e o tratamento pacientes diabéticos tornam-se mais complicados. O que, em casa, só depende de dieta equilibrada e eventual uso de medicamentos, durante a internação está sujeito a condições que agravam o desequilíbrio da glicemia. Este foi o tema do VIII Encontro de Nutrição Clínica do Hospital Pilar, que aconteceu no último dia 29.

Estudos mostram que a glicemia desregulada no paciente internado pode levar a prejuízos graves, chegando até ao estado de coma, tanto na hipo quanto na hiperglicemia.

Gustavo Gomes de Castro Soares, (CRM-PR 6742 /RQE 1700), médico nutrólogo, cirurgião geral do corpo clínico do Hospital Pilar e coordenador da oitava edição do evento de nutrição da instituição, afirma que “o desgaste metabólico causado pela doença é o fator mais importante na alteração glicêmica nestes casos”.

Os protocolos, manuais de procedimento, de diagnóstico e de conduta orientam diferentes profissionais a atuarem de forma homogênea e integrada, envolvendo médicos, equipes de nutrição clínica, nutrição e dietética, enfermagem, laboratório, auditoria hospitalar interna e externa e gestão da qualidade.

“A manutenção da glicemia da pessoa internada exige uma verdadeira “engenharia organizacional” e disto depende a saúde do paciente”, resume o médico.

Fonte: Hospital Pilar – 30.10.2015

Compartilhe

Você também pode gostar: