Novidade foi detalhada no II Simpósio Internacional de Transformação Digital na Saúde
A utilização da inteligência artificial (IA) no dia a dia é um caminho sem volta. Aos poucos, a tecnologia se incorpora nos espaços do cotidiano e em outras áreas, como na saúde. Para qualificar profissionais desse setor, a Faculdade Moinhos, anunciou, nesta segunda-feira (2), a elaboração do MBA de IA em Saúde. A novidade foi trazida durante o II Simpósio Internacional de Transformação Digital na Saúde, organizado pelo Hospital Moinhos de Vento (RS).
Felipe Cabral, gerente médico de Saúde Digital da instituição e um dos coordenadores do curso, apresentou as diversas aplicações da ferramenta no setor da saúde, abrangendo desde o atendimento a pacientes até a gestão e inovação em processos. O MBA é voltado a profissionais de diferentes áreas, como médicos, gestores, administradores e qualquer pessoa interessada no tema e que atua no segmento.
“Uma pesquisa com executivos da saúde mostrou que 94% deles acreditam que a IA aumentará a produtividade. Contudo, 85% acham que a adoção da ferramenta está lenta e com uso predominante nas áreas administrativas”, disse Cabral. Esse levantamento, destacou, reforça a importância de capacitar os profissionais do segmento para a “revolução na saúde”.
Com mais de 400 horas de conteúdo síncrono e assíncrono, o curso vai preparar os participantes para construir a jornada de IA dentro de cada instituição. “Sempre utilizando ferramentas de IA, vamos explorar os problemas existentes e construir soluções”, explicou. Em formato totalmente on-line – com encontros presenciais opcionais – e participação de professores nacionais e internacionais, o MBA oferecerá aulas práticas, workshops, estudos de caso e possibilidade de entrar em um grupo de pesquisa sobre IA.
Repetindo o sucesso da primeira edição, o simpósio contou com a participação de cerca de 700 pessoas que prestigiaram 24 palestrantes em 13 painéis que abordaram diferentes temas sobre inovação e tecnologia, consolidando-se no calendário gaúcho de eventos.
A saúde do futuro
Com o tema “Uma Viagem ao Futuro da Saúde: Inovações e Desafios até 2030”, a jornalista especialista em saúde Natalia Cuminale, CEO da startup Futuro da Saúde, abordou as mudanças no setor e o que elas podem acarretar. “Estamos vivendo o fim de um ciclo. Um momento transformador na saúde. Mudanças de mercado, sociais, terapias mais caras”, afirmou. Somado a isso, acrescentou, passamos por inúmeras crises: sanitárias, climáticas e guerras.
Nesse contexto, o tema que deve crescer em importância é a interoperabilidade. “Essa palavra difícil que a gente sempre escuta é a grande aposta para que a gente consiga fazer essa mudança em escala, gerando acesso e equidade”, sublinhou.
A jornalista participou de um bate-papo com o superintendente Administrativo do Moinhos, Evandro Moraes, e com o gerente de Tecnologia da Informação da instituição, Tiago de Abreu. Entre os assuntos levantados, estiveram os altos custos para investimento em inovação, segurança de dados e novos formatos para incorporação de tecnologias.
Trajetória de líderes femininas
Outro destaque da programação foi o debate “Vida, Liderança e Sensibilidade: Histórias de Mulheres Poderosas”, que contou com a participação de Patricia Frossard, CEO da Philips; Joanita Karoleski, conselheira do Fundo JBS pela Amazônia e dos Conselhos de Administração da Scala e Santa Helena; e Jihan Zoghbi, CEO da Dr Tis.
Em uma troca de experiências mediada pela superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Moraes Schuch, o painel trouxe relatos inspiradores sobre as trajetórias profissionais das líderes femininas e promoveu reflexões sobre temas como diversidade, ESG, equidade de gênero e os desafios de conciliar avanços tecnológicos com as transformações sociais.
Fonte: Hospital Moinhos de Vento