Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresentam sete trabalhos em Congresso Europeu de Cardiologia

Dados reais são usados para a geração de evidências científicas

Pelo terceiro ano consecutivo médicos do Centro Especializado em Cardiologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz irão apresentar trabalhos no Congresso Europeu de Cardiologia que acontece entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro em Londres, na Inglaterra.

Ao todo serão sete trabalhos que analisam informações da plataforma TriNetx, base de dados composta por mais de 250 milhões de pacientes adultos (acima de 18 anos), de ambos os sexos, atendidos em 120 instituições de saúde em 19 países do mundo que compartilha em tempo real dados clínicos longitudinais para geração de evidências científicas.  O Hospital é um dos parceiros brasileiros mais atuantes da plataforma. 

Os temas dos estudos abordam diversas áreas da cardiologia contemporânea como, por exemplo, cardio-oncologia e doença arterial coronariana.

De acordo com Leandro Costa, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, estudos retrospectivos, baseado em dados do mundo real, são importantes para a geração de evidencias científicas que podem ser aplicadas na prática clínica. 

“Levantamentos retrospectivos têm um número maior de pacientes, menor custo e permitem envolver um maior número de perfis de doentes de realidades diferentes, menos uniforme, permitindo ampla variedade de análises de pacientes e de doenças. Desta forma, é possível avaliar a condição de pacientes que não seriam contemplados, devido aos critérios de exclusão de pesquisas prospectivos”, afirma o especialista.

O desenvolvimento de estudos retrospectivos como os que serão apresentados em Londres é possível graças ao uso de tecnologia como a Inteligência Artificial, que permitem a interação de sistemas de prontuários médicos de todo o mundo para a apresentação de evidências e epidemiológicos e casos clínicos em prol da saúde das pessoas.

Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Compartilhe

Você também pode gostar: