Compartilhar o propósito e inserir os profissionais no planejamento estratégico, além de alinhar as expectativas, são as principais estratégias para aprimorar o relacionamento
O projeto Anahp AO VIVO – Jornadas Digitais, da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), abordou no último debate de setembro as estratégias para aumentar o engajamento do corpo clínico nas instituições, na última terça-feira (27). O diretor médico do Hospital Samaritano Higienópolis, Haggéas da Silveira Fernandes, introduziu a discussão avaliando que o médico, em geral, ficou à margem das transformações do setor nos últimos anos, que ocorreram sem a sua participação efetiva. “Isso gerou a sensação de falta de pertencimento e desvalorização, além da perda de autonomia”, opinou.
Nessa linha, Luiz Cardoso, diretor de Governança Clínica do Hospital Sírio-Libanês, destacou a importância de envolver o médico no planejamento estratégico. “Ele deve estar alinhado com o propósito e compreender porque a organização optou por determinado caminho e não vai sair dele”, enfatizou. Antônio Antonietto, CMO do A.C. Camargo Cancer Center, completou que os profissionais “têm muito para contribuir nos destinos das organizações” e que devem ir além da especialidade e “participar da gestão da saúde”.
Miguel Cendoroglo, diretor médico e superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein, concordou com a estratégia e confirmou que, no Einstein, “quando os médicos perceberam que poderiam tomar decisões pela instituição, o engajamento aumentou”. No entanto, o executivo destacou que o profissional precisa se preparar para isso. “É necessário se atualizar sobre o mercado, a transformação digital e ter pelo menos um letramento em gestão. E compreender como funciona um sistema de saúde e que o médico faz parte dele”, recomendou.
Antonietto destacou que é necessário incluir políticas de recursos humanos para o desenvolvimento profissional e “municiar o médico de competências”. E lembrou que é indispensável que as organizações aprimorem a comunicação com o profissional. “Temos primeiro que escutar bastante e criar canais eficientes para construir um diálogo produtivo”, resumiu.
Os especialistas concordaram que algumas mudanças operacionais importantes dos últimos anos deixaram a rotina médica ainda mais trabalhosa, como publicar informações assistenciais e gerenciais nas plataformas digitais. “É preciso desenvolver um sistema mais amigável para o médico”, afirmou Fernandes.
Cendoroglo destacou que é comum o corpo clínico ter uma visão equivocada sobre a expectativa que a administração tem sobre o trabalho dele e vice-versa. Por isso, o Einstein elaborou uma espécie de “contrato social” em que as ações e comportamentos esperados ficam explícitos para evitar mal-entendidos.
Cardoso reforçou o compromisso de ouvir os médicos e facilitar o seu dia a dia. “Temos que dar oportunidade para que se manifestem e temos que compreender as suas necessidades. E, principalmente, fazer um bom acolhimento”, disse.
E, para não haver dúvidas sobre o direcionamento dos programas de relacionamento com o corpo clínico, Fernandes esclareceu que “engajar o médico vai muito além da remuneração dos profissionais”.
Anahp Ao Vivo – Jornadas Digitais
O debate “Estratégias para aumentar o engajamento do corpo clínico nas instituições” aconteceu dentro projeto Anahp Ao Vivo – Jornadas Digitais que, em setembro, trouxe o tema Melhores Práticas. O encontro teve a participação de Antônio Antonietto, CMO do A.C.Camargo Cancer Center, Luiz Cardoso, diretor de Governança Clínica do Hospital Sírio-Libanês, e Miguel Cendoroglo, diretor médico e superintendente do Hospital Israelita Albert Einstein. A moderação foi feita por Haggéas da Silveira Fernandes, diretor médico do Hospital Samaritano Higienópolis.
O Anahp Ao Vivo – Jornadas Digitais”, é uma série de eventos online, temáticos e gratuitos, que semanalmente, dentro de um mês, reúne especialistas para debates relevantes para o setor saúde.