Este conteúdo é de autoria de um hospital associado à Anahp

Dia Mundial da Segurança do Paciente: Hospital Divina se une à campanha

As unidades da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) aderiram à ação, iluminando suas fachadas na cor laranja durante todo o mês de setembro

Em 17 de setembro foi celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, marcado pelo uso da cor laranja como símbolo da conscientização. O Hospital Divina e outros da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) participam ativamente desta campanha global, reforçando o compromisso com a segurança dos pacientes, uma estratégia fundamental para a instituição.

Em 2024, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou o slogan “Acertar, tornar seguro!”, enfatizando a importância da precisão e segurança no diagnóstico e tratamento de pacientes. Os hospitais da RSDP também aderiram à ação, iluminando suas fachadas na cor laranja durante todo o mês.

Segundo a enfermeira Bruna Galdino, da área de Segurança e Qualidade da RSDP, diversas ações permanentes são realizadas nas unidades de saúde. “A segurança do paciente é uma conquista coletiva, que envolve toda a equipe interprofissional”, afirma. Ela ressalta que a busca pela segurança no atendimento exige constante atualização, reforço de práticas e engajamento contínuo.

Para promover o debate e agregar informações sobre o tema, a RSDP realizará, em 27 de novembro, a 4ª Jornada da Segurança do Paciente – com ações para as pessoas colaboradoras e aberta à comunidade.

Campanha mundial

A campanha global de 2024 tem como tema “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente” e traz o slogan “Acertar, tornar seguro!” –  focando na redução de erros diagnósticos, por meio de intervenções baseadas em pensamento sistêmico, fatores humanos e no envolvimento ativo de pacientes, famílias e profissionais de saúde.

Objetivos do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024:

  1. Aumentar a conscientização sobre erros de diagnóstico e destacar a importância de diagnósticos corretos, oportunos e seguros para a segurança do paciente.
  2. Promover a segurança diagnóstica como uma prioridade nas políticas de saúde e práticas clínicas, em conformidade com o Plano de Ação Global para a Segurança do Paciente 2021-2030.
  3. Estimular a colaboração entre formuladores de políticas, líderes de cuidados de saúde, profissionais da área, organizações de pacientes e demais interessados para promover diagnósticos seguros e eficazes.
  4. Capacitar pacientes e suas famílias a participarem ativamente dos processos de diagnóstico junto aos profissionais e gestores de saúde.

Como parte da campanha, a tradicional iluminação em laranja de monumentos e prédios públicos seguirá como marca registrada.

Fonte: Hospital Divina

Compartilhe

Você também pode gostar: