Cursos Conahp aquecem debates importantes um dia antes do congresso

O dia de ontem foi marcado por trocas de experiências e atualização em relação a temas que são tendência na área da saúde. Os Cursos Conahp deram início às atividades que antecedem o Congresso Nacional de Hospitais Privados – Conahp. Os três cursos foram ministrados simultaneamente, hoje, dia 25 de novembro, no Maksoud Plaza Hotel, na capital paulista.  Promovido pela Anahp, os Cursos Conahp reuniram instituições que são referências na área da saúde mundialmente.

Diversos palestrantes estiveram no encontro para abordar temas como experiência do paciente,  medição de desfechos clínicos e o conceito de ciência da melhoria. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer boas práticas assistenciais e conhecerem mais a fundo alguns dos temas que explorados no Congresso, nos próximos dias.

MEDIÇÃO DE DESFECHOS COM O ICHOM

Para mostrar como o International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM) se tornou uma referência mundial em medição de desfechos clínicos, Suzanne Gaunt, chief of staff do ICHOM, compartilhou com o público como é a atuação da entidade. Durante a palestra, a especialista reforçou que o Consórcio trabalha para implementar cada vez mais a prática de medir desfechos em instituições que fornecem atendimento de saúde.

Segundo Suzanne, o maior intuito do ICHOM é o agrupamento de dados, não apenas para que sejam armazenados ou guardados pelas instituições médicas, mas para que haja uma troca de informações com a ideia de se atingir os melhores processos trabalhando de maneira simples e eficaz. “O objetivo final é ter um modelo de dados consistentes que possam ser compartilhados e comparados entre as organizações”, afirmou a executiva.

Evelyn Tiburzio, diretora técnica da Anahp, palestrou acerca do Programa de Desfechos Clínicos que a entidade vem desenvolvendo junto ao ICHOM no Brasil. São 16 hospitais participantes do programa, que buscam trabalhar o conceito de valor com foco no resultado para o paciente, envolvendo a qualidade do serviço e estudando formas de redução de custos. “A nossa principal bandeira é trabalhar a qualidade e segurança nas instituições, com o objetivo de ter futuramente um benchmarking global de desfechos clínicos”, ressaltou a diretora técnica da Associação.

CIÊNCIA DA MELHORIA COM O IHI

Com a proposta de levar uma versão adaptada do programa de Ciência da Melhoria do Institute for Healthcare Improvement (IHI), o curso mostrou aos participantes desta sala que é possível planejar e executar projetos de melhoria, definir e aplicar um conjunto de medidas que analisem e avaliem o sucesso do projeto, além de utilizar o modelo de melhoria do IHI para desenvolver melhorias assertivas.

O diretor de Projetos Sênior do IHI da América Latina, Paulo Borem, se refere ao processo de evolução e reconhecimento dos hospitais como algo que passa de forma determinante pela maneira de se trabalhar a gestão de melhoria nas empresas. “A beleza do poder de melhoria torna forte o poder de acreditação pelas instituições. É essencial a aplicação de dados para melhoria dos processos ao longo do tempo com uma visão dinâmica do sistema”, explica Borem.

Antônio Capone, membro do corpo docente do IHI da América Latina, relatou que a ótica dos processos de melhoria deve, sobretudo, enxergar o paciente como ator principal do sistema de saúde, e como as mudanças positivas podem exercer influência em sua vida. “Se estamos fazendo um projeto de melhoria que impacta na vida do paciente, precisamos, necessariamente, conversar com ele”, opinou Capone.

EXPERIÊNCIA DO PACIENTE COM A CLEVELAND CLINIC

Referência no mundo quando se fala em experiência do paciente, a Cleveland Clinic trouxe para os participantes deste curso como a organização alcançou a excelência neste tema, mencionando fatores referentes a cultura organizacional de empresas do setor de saúde, envolvimento de funcionários e pacientes, engajamento do corpo clínico, comunicação com familiares e humanização no ambiente hospitalar.

Anthony Warmuth, diretor-executivo de Qualidade e Segurança da Cleveland Clinic, explanou sobre como a empresa observa a importância do relacionamento colaborador/paciente. “Na Cleveland Clinic trabalhamos para construir uma ponte entre os pacientes e os funcionários, pensamos a participação e envolvimento dos funcionários nos cuidados dos pacientes para que sejam compatíveis com o que que está nos propósitos e missões da empresa”, relata Warmuth.

O palestrante norte-americano também mostrou aos participantes alguns preceitos fundamentais para o sucesso da Cleveland Clinic, como o envolvimento da liderança, dedicação e foco das equipes multidisciplinares no cuidado dos pacientes, mensuração de desfechos clínicos, inovação  e tecnológica, visibilidade de problemas e soluções e consistência.

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