Importância da informação de qualidade e o combate às fakenews em saúde foram tópicos da segunda edição do Anahp Ao Vivo
Tida como “o quarto poder” a partir do século XIX na Inglaterra, a mídia exerceu um papel poderoso nos últimos séculos, de influência e credibilidade. Porém, com o uso crescente da internet e, mais recentemente, das redes sociais, a imprensa tradicional perdeu parte deste poder, dividindo-o com todo e qualquer cidadão que tivesse vontade de expor sua opinião sobre o assunto que achasse pertinente. O que poderia parecer inofensivo se provou justamente o contrário, especialmente quando se trata da saúde, com as frequentes consultas ao “Dr. Google” em busca de diagnósticos e tratamentos, colocando em xeque teorias científicas.
As chamadas fakenews se tornaram ainda mais nocivas com o surgimento da Covid-19. Para falar sobre o assunto com propriedade, a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) reuniu especialistas da área na live “Os desafios contemporâneos de comunicação em tempos de pandemia | O poder da informação e seu impacto na sociedade”, transmitida ontem (18), em seu canal no YouTube, como parte da série Anahp AO VIVO.
Mediado por Paulo Barreto, conselheiro da Anahp, o debate trouxe Ana Miguel, responsável por multimídias e o projeto Fake News do Ministério da Saúde; Flávio Benvenuto, coordenador de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de SP; Vanessa Amorim, superintendente de Marketing e Comunicação do Hospital Israelita Albert Einstein; Joel Amorim, diretor na América Latina da The Insiders (rede de influenciadores digitais); e Thiago Constancio, CEO do Medportal. Os profissionais reforçaram a importância da transparência e da união para a construção de uma comunicação efetiva dentro e fora das instituições.
Confira na íntegra: