Na última quinta-feira (04/11), a Anahp recebeu os deputados estaduais de São Paulo Arthur do Val (NOVO) e Ricardo Mellão (PATRIOTA) para um encontro sobre as principais pautas da saúde. Um dos temas discutidos foi a conquista da redução do ICMS no estado, que teve aumento significativo e, após um intenso trabalho de defesa do setor, liderado pela Anahp e com apoio importante de Mellão e do Val, saiu de 18% para 0% na alíquota.
Pela Anahp estavam presentes o presidente do Conselho de Administração Eduardo Amaro, o diretor-executivo Antônio Britto e o diretor de Relações Governamentais Marco Aurélio Ferreira. De acordo com Ferreira, o papel da Associação no debate político é fundamental, a transparência nas informações, a disponibilização de dados e indicadores e a participação em discussões compõem o engajamento que entidades representativas devem construir. “O que a Anahp sempre irá defender é mais acesso à saúde de qualidade e por um preço cada vez mais justo para o paciente. Poder dialogar com os com deputados, que são parte fundamental nesse processo de construção de um ambiente político que permita essa evolução, é um caminho que precisamos trilhar sempre”, afirmou.
Mellão relembrou a batalha travada contra o aumento de ICMS como uma das conquistas mais expressivas que ocorreram durante 2021. “Infelizmente tivemos um projeto aprovado no ano passado que permitiu esse aumento e afetou demais o setor e a população. É uma desumanidade em um momento como esse taxar um setor que já enfrenta uma crise como a que a pandemia trouxe.”
Para o deputado do Val, o aumento do ICMS foi um erro, inclusive do ponto de vista da gestão. “É fundamental que a gente siga com essa pauta e que demonstremos que onerar a saúde em um momento como esse é um erro, não podemos deixar cair no esquecimento. Um encontro como este, dois deputados de partidos diferentes, demonstra algo muito importante, as causas não possuem partidos, são legítimas, é uma pauta política e não partidária.”