GRUPOS TÉCNICOS
Evento realizado na sede da Anahp em São Paulo, ontem (13), discutiu como as instituições hospitalares podem impulsionar o engajamento da população de médicos perante às instituições em que fazem parte. O encontro fez parte da agenda do Grupo de Trabalho Organização do Corpo Clínico, no auditório da Associação e iniciou às 10h00. A temática central foi introduzida por Paulo Zimmer, gerente médico do Hospital Israelita Albert Einstein e Henrique Salvador, presidente da Rede Mater Dei de Saúde, abordando a importância da progressão nos trabalhos para aperfeiçoamento da relação médico/hospital. Ainda pela manhã, Fernanda Borin, client director da Korn Ferry, apresentou a metodologia da instituição no setor hospitalar, que inclui a realização de pesquisas de satisfação com o objetivo de alavancar a efetividade e o envolvimento de médicos em seus ambientes de trabalho. Fechando as apresentações matuti-nas, ocorreu uma rodada de perguntas e respostas sobre cases para engajamento do corpo clínico com as participações de Salvador, Zimmer, Haggeas Fernandes, médico do Hospital Israelita Albert Einstein e José Jair, diretor médico da unidade Itaim do Hospital São Luiz.
Na parte da tarde, Ary Ribeiro, vice-presidente do Conselho de Administração da Anahp, explicou como funciona a metodologia do International Consortium for Health Outcomes Measurement (ICHOM), um consórcio internacional que mede desfechos para promover o cuidado de saúde baseada em valor (VBHC), através de uma medição padronizada de informações que constituem alguns standards sets. Cláudia Vaz, médica portuguesa e representante do ICHOM, participou online do evento e explicou que a redução custos contribui para eliminar desperdícios nos hospitais. Para fechar o dia de apresentações, os médicos André Osmo, do Hospital Sírio-Libanês, Janaina Ghiraldi, do Hospital Santa Paula, Bruno Toldo, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Renato Vieira, do Hospital BP participaram de um talk-show sobre novos modelos assistenciais e de negócios e o envolvimento do médico neste processo.
PLATAFORMA SINHA
Hoje (14), no Hospital Santa Joana em São Paulo, a Anahp exibiu a plataforma SINHA (Sistema Integrado de Indicadores Hospitalares Anahp) aos hospitais Santa Joana e Pro Matre. A apresentação da ferramenta foi conduzida por Keila Amaral, coordenadora do Núcleo de Estudos e Análises da Associação a convite do Dr. Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Anahp, que deu início à reunião. Também representaram a entidade no evento a diretora técnica Evelyn Tiburzio e o diretor-executivo Marco Aurélio Ferreira. As funcionalidades do SINHA foram apresentadas aos diretores dos hospitais, bem como os diferenciais que o programa fornece para o agrupamento de indicadores hospitalares. A agenda de apresentações do SINHA segue nesta semana, na próxima sexta-feira (17) a plataforma será apresentada ao Hospital Sírio-Libanês. Aproveitamos para reforçar que o Observatório 2019, produto derivado do SINHA, será lançado no próximo dia 21 de maio, às 18h00, durante a Feira Hospitalar no estande da Anahp.