Secretário de Vigilância em Saúde recebe a Anahp para tratar do Plano Nacional de Vacinação para Covid-19
O secretário de Vigilância em Saúde – SVS, Arnaldo Medeiros, recebeu em 26/01 o diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, para tratar do Plano Nacional de Vacinação para Covid-19.
Ferreira entregou ao secretário ofício da entidade colocando à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS) toda a estrutura da rede especializada dos hospitais associados da Anahp na operacionalização e distribuição das vacinas para Covid-19. O diretor-executivo ressaltou que os hospitais privados brasileiros constituem uma rede de atendimento ágil, qualificada e eficiente distribuída por todo o País, com instalações, equipamentos e profissionais preparados para atender não só a uma parcela importante da população coberta pela saúde suplementar, mas também as múltiplas e fortes conexões com o SUS, pois realizam 56% de suas internações.
Medeiros enalteceu a importância do sistema privado de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e informou que todos os esforços do Ministério da Saúde são para aquisição de novas doses de vacinas para suprir as demandas dos estados e munícipios, cumprindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério quanto ao atendimento dos grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Anahp visita Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – SCTIE, Hélio Angotti, recebeu em seu gabinete no Ministério da Saúde o diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, para apresentação institucional e para tratar da Resolução n. 02/2018 da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, que disciplina o processo administrativo para apuração de infrações e aplicação de penalidades decorrentes de condutas que infrinjam as normas reguladoras do mercado de medicamentos.
Angotti destacou a importância dos hospitais associados à Anahp no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil e que a entidade tem grande possibilidade de contribuir com informações técnicas à Secretaria, no que se refere aos protocolos clínicos utilizados à nível hospitalar que tiveram resposta positiva ao tratamento de pacientes da Covid-19.
Ferreira informou que a entidade está à disposição da Secretaria para o levantamento de quaisquer informações acerca dos protocolos clínicos utilizados pelos hospitais durante o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Destacou, ainda, o impacto da Resolução nº 02/2018 da CMED para o setor hospitalar brasileiro e a importância da revisitação do tema por meio da CMED.
O secretário recebeu o documento com os impactos da Resolução n. 02/2018 e informou que a matéria será analisada e que, oportunamente, entrará em contato para discussão.
Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde convida Anahp para discutir o colapso do sistema de saúde no Amazonas
O secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, coronel Franco Duarte, convidou Marco Aurélio Ferreira, diretor-executivo da Anahp, para discutir o colapso do sistema de saúde no Amazonas.
Na ocasião, Franco solicitou auxílio e o esforço da entidade na redução de ocupação dos leitos de Covid-19 nos hospitais privados do estado. Segundo o secretário, o sistema de saúde público e privado do Amazonas chegou ao seu limite de assistência à saúde e, mesmo com a transferência de pacientes dos hospitais públicos para outros estados, sem que haja um esforço conjunto com a saúde suplementar, o sistema não terá condições de retomar o controle dos leitos e a assistência à saúde adequada.
Ferreira se prontificou em fazer um grande esforço do setor de saúde suplementar para contribuir com o Ministério da Saúde na estabilização do sistema de saúde no estado do Amazonas.
Anahp se reúne com parlamentares para discutir a Agenda Legislativa do Setor de Saúde de 2021
O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, esteve reunido com lideranças da saúde na Câmara dos Deputados entre os dias 10 e 11/02 para tratar da agenda legislativa do setor. Ferreira foi recebido pelos deputados Antônio Brito (líder do PSD), dr. Luiz Antônio Teixeira Jr., Hiran Gonçalves e Sanderson. E pelas assessorias dos senadores Weverton e Lasier Martins.