Anahp participa de reunião com diretora da Anvisa
O diretor-executivo da Anahp, Marco Aurélio Ferreira, participou de reunião na manhã desta sexta-feira, 04/12, com a terceira diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Cristiane Rose Jourdan Gomes para apresentação institucional e abrir um canal de diálogo com o órgão para discutir os principais pleitos do setor hospitalar brasileiro.
Cristiane assumiu a Terceira Diretoria no dia 10 de novembro. É médica e bacharel em direito, com experiência em gestão na área da saúde. Tem vasta experiência no setor de saúde, tendo atuado como médica tanto na prestação de serviços ao SUS quanto à saúde suplementar. Foi diretora-geral do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB); gerente técnica da diretoria do UHG e, também, atuou na gerência de Regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Ferreira agradeceu a oportunidade de apresentar a entidade e ressaltou a importância da Anvisa para o setor hospitalar brasileiro, colocando a Anahp à disposição da nova diretora para contribuições e discussões de temas relativos ao setor de saúde. Ressaltou também as matérias que estão em análise de impacto regulatório pela Anvisa que têm grande impacto para os hospitais, que são:
– RDC 25/2001 – (Recondicionamento produtos de saúde). Dispõe sobre a importação, comercialização e doação de produtos para saúde usados e recondicionados;
– RDC 07/2010 – (Dimensionamento de profissionais de saúde). Consulta pública (CP) 753/2019, que dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências;
– RDC 50/2009 (Estrutura hospitalar). Consulta Pública (CP) nº 725/2019, proposta de Resolução de Diretoria Colegiada que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, elaboração, análise e aprovação de projetos de serviços de saúde; e
– Resolução nº 02/2018 da CMED, que disciplina o processo administrativo para apuração de infrações e aplicação de penalidades decorrentes de condutas que infrinjam as normas reguladoras do mercado de medicamentos.
Cristiane disse já conhecer a Anahp e ressaltou a importância da entidade nas discussões das matérias relativas ao setor hospitalar e da saúde brasileira. Colocou a Terceira Diretoria e a Anvisa aberta ao diálogo e se comprometeu em discutir as matérias de interesse dos hospitais na Agência.