Profissionais falaram no evento sobre o papel das redes hospitalares na implementação de atendimentos integrados
Já no terceiro dia do congresso, a última plenária do eixo “Modelo Assistencial” discutiu a transformação na cultura organizacional a partir da implementação de novos modelos assistenciais baseados em valor, abordando viabilidade, sustentabilidade e resultados.
Para abrir o debate da mesa, Sabrina Bernardez, coordenadora médica do Escritório de Valor e Protocolos Gerenciados do Hospital do Coração – HCor, apresentou uma pesquisa recente realizada pela instituição onde atua sobre o modelo de remuneração baseado em entrega de valor (Value Based Healthcare – VBHC). Foram abordadas perguntas relacionadas a este modelo para uma amostragem com aproximadamente 160 profissionais do corpo clínico.
Ao questionar sobre o nível de conhecimento acerca do VBHC, mais de 60% dos médicos responderam ter conhecimento (parcial ou total) sobre saúde baseada em valor. Já em relação ao maior benefício, 50% respondeu “cuidado certo, melhores desfechos”, cerca de 25% respondeu ser a redução dos custos e 14% falou sobre a satisfação do paciente. “Mesmo assim, grande parte dos médicos que responderam ainda olham para o VBHC como um conceito alinhado apenas com os gestores hospitalares, como se não fossem parte disso”, revelou Sabrina(…). Para continuar lendo, clique aqui e baixe gratuitamente a edição de cobertura do Conahp 2019 da revista Panorama.